Luz Natural e Ambientes Ventilados São Tendências Arquitetônicas em S. José dos Campos
Publicado em 16 de dezembro de 2020
Janelas maiores para ventilação, luz natural e plantas são as preferências das pessoas nesta nova fase da pandemia. As valorizações por estes itens são tanto para aquisição de imóveis quanto para adaptação da moradia atual.
Em São José dos Campos os profissionais da área detectaram essa necessidade das pessoas. Um deles, foi o arquiteto Fabio Rocha, que viu em seu escritório aumentar a procura por estas tendências.
“As pessoas estão confinadas mas sentem a necessidade de estarem perto da natureza, por isso, optam por janelas amplas para melhorar a ventilação e a entrada de luz natural. Pedem plantas para os ambientes e elementos naturais como pedras e madeiras, tanto para áreas externas e internas, quanto para revestimentos de pisos, paredes e bancadas”, comentou Fabio Rocha.
O escritório atende os dois públicos: o que irá fazer o imóvel da planta ou “transformar o lar”. No caso da construção, a pandemia fez as pessoas não quererem mais ambientes compartimentados, elas querem espaços abertos. – “Vemos uma tendência pela procura do imóvel com clima de loft, com ambientes integrados. No piso inferior das residências: áreas para cozinha, para lazer e saúde, com possibilidades de fazer exercícios. No piso superior das residências: quartos e banheiros. O home office tem alternado entre os dois pisos, conforme perfil do trabalho e da família”, explicou o arquiteto.
Em apartamentos, a solicitação também é para ambientes integrados, como por exemplo, junção da sala com a varanda. Abrem mão de um quarto para ampliar a sala ou a cozinha. Tudo sempre muito iluminado e ventilado.
Para adequações de residências, as opções escolhidas estão sendo: quebrar paredes, aumentar o tamanho das esquadrias das janelas, ambientes integrados e de múltiplos usos, onde a separação pode ser feita com divisórias de marcenaria, vasos de plantas, aquários, portas vazadas, portas de correr, painéis de vidro, visores de parede. Tudo para facilitar a entrada de luz e ar.
Um exemplo, vem de uma casa que está à venda no Condomínio Altos da Serra 2. Todos os visitantes ficam encantados com a integração entre as áreas sociais – salas de jantar e estar e a área externa. “O arremate desta mansão é uma questão de tempo”, afirma Fabio Rocha.
Para ambientes onde não é possível ampliar e colocar janelas maiores, a opção para remeter à natureza são painéis fotográficos em profundidade ou papeis de parede. Se não é possível ter luz natural em todas as áreas, o recurso que o arquiteto usa é de luz artificial, mas que promova aconchego.
“Tudo vai depender do tipo da lâmpada ou luminária, da mescla da luz direta ou indireta e a necessidade de luz para cada ambiente conforme funções ali desenvolvidas. Os recursos são vários e de acordo com o orçamento do cliente”, explicou Fabio Rocha.
O confinamento trouxe a necessidade de adaptar o lar. Os projetos seguem as novas tendências e acelerou outras. A relação com espaço, natureza, qualidade de vida, aconchego ganharam importância e devem permanecer para os próximos anos.
Fonte:
Fabio Rocha Arquitetura e Construções – Av. Iroman Victor Garrido, 575, sala 3. Urbanova. S. José dos Campos-. (12) 99198-4565.