Home » MANTENHA O CORPO ATIVO

MANTENHA O CORPO ATIVO

Publicado em 23 de setembro de 2020

 

 

 

EFICIÊNCIA E SEGURANÇA – EXERCÍCIOS RESISTIDOS (MUSCULAÇÃO)
Não há limite de idade para se iniciar…..Musculação em todas as idades

A expectativa de vida no Brasil aumentou. Estatística (IBGE), em 2030, haverá 13 milhões de pessoas com mais de 60 anos vividos neste país. Hoje vive-se o dobro do que se vivia há 100 anos. O número de homem e mulheres com idade superior a 60 anos continua aumentando.
O processo de envelhecimento, que se inicia na faixa dos TRINTA ANOS de idade, produz em muitas pessoas importantes limitações para exercícios como é o caso do enfraquecimento dos tendões, músculos, articulações, dos ossos, do desgaste dos discos intervertebrais e dos desgastes das cartilagens. Em função de características genéticas, esses problemas podem se manifestar muito cedo na vida e dificultar alguns tipos de exercícios, mas é na TERCEIRA IDADE que esses problemas ocorrem com maior frequência e intensidade.

 

MUDANÇAS FISIOLÓGICAS COM O ENVELHECIMENTO
• Declínio na capacidade aeróbia;
• Redução da frequência cardíaca máxima;
• Decréscimo na elasticidade do tecido conjuntivo;
• Diminuição da flexibilidade;
• Diminuição da força e da densidade óssea;
• Diminuição do numero e tamanho das fibras musculares;
• Diminuição da função pulmonar;
• Fragilidade do sistema imune;
• Aumento da incidência de doenças articulares;
• Perda de equilíbrio e propriocepção.

 

EXERCÍCIOS E SAÚDE, fatos:
• Constrói e mantém os músculos, ossos e articulações saudáveis;
• Reduz a depressão e a ansiedade;
• Melhora o bem-estar psicológico;
• Melhora o desempenho no trabalho e lazer;
• Melhora a qualidade do sono;
• Melhora a qualidade e aumenta a expectativa de vida

Embora a maioria dos estudos tenha examinado o efeito dos exercícios aeróbicos, sobre o emagrecimento, como caminhada, nadar, há muito tempo sejam recomendados para essa população. Mas os estudos mais recentes mostram que somente essas atividades NÃO cobrem todo o espectro de necessidades dessas pessoas. À inclusão do exercícios resistidos (musculação) mostra vantagens. São geralmente realizados com pesos e popularmente conhecidos como musculação. As atividades relacionadas a equilíbrio, estabilidade, mobilidade e agilidade são componentes relevantes para demandas de movimento do idoso no seu dia a dia.

 

A evidências científicas atuais demonstram que os exercícios Resistido (musculação) vitaliza os tecidos, aumenta a massa óssea, a massa muscular, deixa as articulações mais estáveis e fortalece os tendões. Eficiência e segurança é reconhecida como uma atividade muito eficiente a redução de gordura corporal e não apenas por gastar calorias, mas por aumentar a massa muscular, ajudando a tratar da obesidade, do diabete e da hipertensão arterial. Pode ser especialmente benéfico para as tarefas do cotidiano, facilitando para que as pessoas obesas sedentários adotem um estilo de vida mais ativo.

 

Dores de diversas origens podem melhorar com a prática dos Exercícios Resistido (musculação). A força, a mobilidade articular a resistência, a flexibilidade, e o equilíbrio melhoram rapidamente, facilitando as atividades comuns da vida diária e a prática esportiva. O Exercício Resistido (musuclação) é um potente estímulo para aumentar a massa magra, força e potência muscular, podendo ajudar a preservar a musculatura, que tende a diminuir devido à dieta, maximizando a redução de gordura corporal.

 

EXERCÍCIOS RESISTIDO ( MUSCULAÇÃO) este será o fator determinante para a qualidade de vida, que gerará grandes benefícios para a saúde física e psicológica do idoso.

#Terceira idade
#Envelhecimento saudável
#Viver melhor
# Musculação no corpo e na saúde
#Musculação previne a SARCOPENIA (perda de massa muscular)

 

THEREZA VASCONCELOS PERSONAL
PÓS GRADUADA EM REABILITAÇÃO EM LESÕES E DOENÇAS MUSCULOESQUELETICAS;
PÓS GRADUAÇÃO EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIOS RESISTIDOS NA SAÚDE, NA DOENÇA E NA LONGEVIDADE.

Nenhum comentário ainda