Home » Mulheres conquistam espaço no setor de TI

Mulheres conquistam espaço no setor de TI

Publicado em 9 de março de 2021

 

 

Senac São José dos Campos oferece Ensino Médio Técnico em Informática, elevando o ingresso de meninas na área

Quem observar com alguma atenção o setor de Tecnologia da Informação, o famoso TI, perceberá que se trata de uma área ainda predominantemente masculina. A impressão se confirma nos números. Dados divulgados pelo programa YouthSpark, da Microsoft, apontam que no Brasil as mulheres representam apenas 25% dos empregados em áreas técnicas de tecnologia da informação.

Um dos principais problemas para as mulheres ingressarem na área de TI é cultural. Existiu (e ainda existe em muitos lugares) a ideia de que tecnologia, matemática e programação, por exemplo, não são áreas de estudos para as mulheres. As que decidem seguir os estudos na área de tecnologia podem ainda encontrar outros desafios no mercado de trabalho, como salários inferiores. Uma pesquisa da empresa de recrutamento Revelo indicou que as mulheres de TI recebem cerca de 17,4% menos que os homens. Isso sem citar os casos em que são desacreditadas por parceiros de equipes e clientes, que não acreditam em seu potencial.

Uma forma de transformar essa realidade é a formação profissional de qualidade, capacitando mulheres para concorrer com igualdade no mundo do trabalho. “Cada vez mais a mulher tem olhado para outras oportunidades no mundo do trabalho que há pouco tempo eram predominantemente masculinas, o que é resultado de uma conquista. Alavancado por esse movimento, o mercado vem se transformando e enxergando a importância da diversidade de gênero nas companhias”, explica Sandra Maria Taveira da Costa, professora do Senac São José dos Campos.

Neste ano, o Senac São José dos Campos deu início às suas primeiras turmas do Ensino Médio Técnico em Informática. O curso visa à formação integral e proporciona que os estudantes concluam o ensino médio com uma profissão e um projeto de vida, preparados para o ENEM e demais exames de admissão das universidades brasileiras. “O nosso objetivo é dar voz à turma, mediar seus sonhos, desejos e projetos de vida, trabalhando dois princípios essenciais: autonomia e protagonismo”, garante Sandra.

A instituição promoveu o levantamento Gênero em TI, que demonstrou que no Ensino Médio Técnico em Informática do Senac São Paulo, 34% das alunas são meninas, proporção maior do que outros cursos da instituição. Em São José dos Campos, o indicador sobe para 54%.

Apesar do cenário desafiador, um estudo da McKinsey&Company “Women in the Workplace 2019”, nos últimos 5 anos, cresceu em 24% a representação de mulheres em posições C-Level no setor. A equidade de gênero se tornou política mandatória nas principais empresas do mundo e tudo indica que mulheres e homens estarão mais próximos de desenvolverem suas vocações em condições mais igualitárias também em TI.

Serviço:

Senac São José dos Campos

Endereço: Rua Saigiro Nakamura, 400 – Vila Industrial – São José dos Campos/SP

Informações: www.sp.senac.br/sjcampos

Facebook: www.facebook.com/senacsjcampos

Instagram: www.instagram.com/senac.sjcampos/

Nenhum comentário ainda