Home » Noventa anos de história no turismo do Guarujá

Noventa anos de história no turismo do Guarujá

Publicado em 15 de janeiro de 2024

 

 

Inaugurada em 1934, a Unidade de Lazer do Guarujá foi a primeira dentre as 22 mantidas pela Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, a AFPESP. O empreendimento nonagenário, que inicialmente se chamava Colônia de Férias do Guarujá, tem presença importante no turismo da cidade, uma das principais atividades econômicas locais.

Para registrar sua trajetória de nove décadas, que se mistura à rica história de 131 anos do município, foi aberto espaço expositivo permanente em sua sede, na Praia das Astúrias, que preserva toda essa memória. A mostra, aberta à visitação, tem fotos históricas, recortes de jornais e uma linha do tempo com a narrativa de momentos marcantes da unidade de lazer e da cidade.

“Resgatar essa memória, registrada na história de uma das mais belas e importantes estâncias litorâneas do País, é importante para os habitantes do Guarujá e os visitantes do município, que se multiplicam na temporada de verão”, salienta Artur Marques, presidente da AFPESP.

A instituição é a maior do gênero na América Latina, com cerca de 240 mil associados, abrangendo servidores municipais, estaduais e federais atuantes no território paulista.

Serviço

Espaço de Memória da Unidade de Lazer do Guarujá

Endereço
Avenida General Rondon, 643, Jardim das Astúrias

Horário de Funcionamento
Todos os dias, das 7h às 21h. Entrada gratuita.

Sobre a AFPESP

A Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP) é uma entidade sem fins lucrativos e direcionada ao bem-estar dos servidores civis estaduais, municipais e federais atuantes do território paulista. Fundada há nove décadas, é a maior instituição associativa da América Latina, com cerca de 240 mil associados.

Está presente em mais de 30 cidades. Tem sede e subsede social no centro da capital paulista, 20 unidades de lazer com hospedagem em tradicionais cidades turísticas litorâneas, rurais e urbanas de São Paulo e Minas Gerais, além de 19 unidades regionais distribuídas estrategicamente no Estado de São Paulo.

Nenhum comentário ainda