Home » OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DURANTE O INVERNO.

OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DURANTE O INVERNO.

Publicado em 3 de julho de 2016

 

planet

 

 

 

FRIO, ATIVIDADE FÍSICA e alguns cuidados…
Recomendações: a reposição de líquidos é fundamental para qualquer atividade física, mesmo no inverno.

Então, você decidiu começar um programa de Musculação e Ginástica no Inverno?
No Inverno atividade física devem ser feitos com cuidado, pelas possíveis dificuldades respiratórias das baixa temperaturas vento e frio.

O aquecimento é essencial em qualquer programa de exercícios incluindo os treinos de Musculação ou Ginástica. No inverno as extremidades do corpo estão mais frias e expostas às lesões, devido à contração dos vasos sanguíneo da pele, maior contração do sangue, nas regiões mais centrais do corpo (defesa conta o frio).

O aquecimento aumenta os benefícios do treino e ajuda a diminuir o risco de lesão. As duas categorias básicas de aquecimento são: exercícios cardiovasculares e alongamentos. Os exercícios cardiovasculares estimula o fluxo de sangue e oxigênio pelo corpo. O alongamento estende suave e gradualmente os músculos, maximizando sua flexibilidade para obter o máximo do alongamento, você deve alongar até sentir uma ligeira tensão. O alongamento não deve ser doloroso, nunca exagere alongando demais, o movimento controlado é a chave para um alongamento seguro e benéfico.

Todos os seres humanos são chamados de homeotermos, porque nossa temperatura é regulada, temperatura corpórea é constante. Temperatura do corpo humano em circunstâncias normais para cerca de 37ºC.

Sendo assim está temperatura não pode aumentar e nem diminuir, para nosso organismo poder manter um funcionamento adequado de seus sistemas e processos metabólicos precisa de uma temperatura corporal relativamente estável. Para isso ocorra fomos dotados de um MECANISMO DE TERMORREGULAÇÂO, ou seja, fomos preparados pela mãe natureza a conservar nossa temperatura corporal. Então gastamos mais ENERGIA para nos manter aquecido no frio do que gastamos para nos manter refrescados no calor. TERMORREGULAÇAO refere-se a capacidade de manutenção da temperatura do corpo dentro dos limites. Nosso organismo utiliza mudanças, a para fazer esse controle de temperatura quando sentimos frio ou calor. Durante a prática do exercício, a nossa temperatura aumenta devido ao aumento da produção de calor.

Pensar em todas as vantagens relacionadas à prática de exercícios físicos, logo perceberá que o esforço vale a pena. Então treinar no frio vale a pena, pois o corpo queima mais calorias para manter –se aquecido e aumenta a sensação de calor. Mudanças fisiológicas e metabólicas geradas pelo frio podem potencializar os exercícios e aumentar os efeitos das atividades no organismo. No frio ocorre, a maior contração dos músculos e por isso esforçamos mais para se movimentar e aumentar a temperatura, o corpo gasta mais calorias para poder aquecer e assim aumentar a temperatura para o bom funcionamento.

Queimar mais gordura sem estar fazendo nada? Que beleza….

Cuidado. O aumento do consumo de calorias, também estimula os centros do apetite para comamos mais, buscando por mais calorias, com abusos de alimentos: como a ingestão de bebidas, chocolate quentes, vinhos, alimentos gordurosos, feijoadas, fondue de queijos, sopas.

ESTEJA FRIO, ESTEJA QUENTE PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA DIARIAMENTE….

pppp

Colunista: Tereza Vasconcelos Monteiro
Especialista em Ginástica Coletiva com Treinamento Funcional.

Nenhum comentário ainda