Home » Previdência Privada Atinge o Volume de 1 Trilhão de Reais e Novas Estratégias Devem Melhorar a Rentabilidade

Previdência Privada Atinge o Volume de 1 Trilhão de Reais e Novas Estratégias Devem Melhorar a Rentabilidade

Publicado em 28 de julho de 2020

 

 

 

procura por previdência privada aumenta em 200% em S.José dos Campos

Previdência Privada cresce no Brasil e o valor investido nesta modalidade é de aproximadamente de 1 trilhão de reais, um patamar histórico para o país. De acordo com a FenaPrevi, muitos deles são pessoas que estão investindo em um plano de previdência privada pela primeira vez na vida.

No Vale do Paraíba este crescimento do interesse pela previdência privada também é apontado pelo maior e mais antigo escritório de investimentos da região, a Plátano Investimentos – XP Investimentos, com sede em São José dos Campos. De acordo com o escritório, desde a aprovação da reforma da previdência pelo governo, há oito meses, a procura aumentou em mais de 200%.

Neste momento, com a taxa Selic em 2,25%, o desafio é conquistar boa rentabilidade para este tipo de investimento, lembrando que trata-se de um produto com foco no longo prazo.

“O mercado de previdência privada é extremamente concentrado em fundos dos bancos tradicionais com retornos ruins, que possuem em grande maioria o rendimento abaixo da taxa básica de juros da nossa economia, a Selic. Trabalhamos diariamente para apresentar aos investidores estratégias mais atuais e em linha com as melhores práticas, que mesmo no cenário de juros baixos em que vivemos, podem proporcionar retornos melhores”, explicou Gabriel Yoshiro, assessor de investimentos da Plátano.

Gabriel participou de uma live com as gestoras Claritas e a Giant Steps e elas ressaltaram a importância destas novas estratégias para a previdência privada.

“A Plátano Investimentos apresenta às pessoas as estratégias adequadas. Um exemplo disso é o fundo multimercado de baixo risco chamado Claritas Advisory, distribuído exclusivamente pela XP Investimentos. Enquanto a esmagadora maioria do mercado rendeu abaixo do CDI nos últimos 12 meses, a estratégia da Claritas, com muita competência na gestão, acumula 170% do CDI”, relatou Yoshiro.

Uma das alternativas dos gestores para melhorar o rendimento da aposentadoria é o uso de estratégias quantitativas

.

“A Giant Steps é uma gestora que utiliza majoritariamente a tecnologia para direcionar a tomada de decisão, por meio de algoritmos e softwares e, somente esse ano, acumulou 180% do CDI. É importante destacar que a estratégia da Giant possui maior volatilidade quando comparada à Claritas Advisory”, diferenciou o assessor de investimentos.

A previdência é um produto muito interessante para investidores de diversos perfis e que permite rendimentos no longo prazo, com objetivo de uma fonte de renda extra no momento de deixar de trabalhar.

Existem dois tipos de planos de previdência privada: o VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) e o PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre). A diferença está na forma como o imposto de renda é cobrado.

No VGBL, o desconto se dá apenas sobre o rendimento, no momento do resgate. Já no PGBL, o cálculo do abatimento é feito sobre o valor integral. Por outro lado, quem escolhe essa opção pode deduzir até 12% dos aportes feitos nas declarações anuais de imposto de renda.

Um facilitador neste investimento é que em caso de morte do titular do plano, o dinheiro normalmente é repassado ao dependente ou beneficiário que tenha sido indicado em vida por ele.

Todo dinheiro colocado em um plano de previdência privada é investido em aplicações no mercado financeiro. O ideal é fazer uma combinação de diferentes ativos, de modo a fazer com que o dinheiro alcance uma boa rentabilidade. Desse modo, um plano de previdência privada pode ser alocado em fundos mais conservadores, moderados ou agressivos, o que também altera o risco da aplicação, como explicado pelo assessor da Plátano Investimentos – XP Investimentos.

A previdência privada é um investimento interessante e para melhores resultados, o assessor de investimentos orienta um planejamento para definir o tipo de plano e o modelo de tributação adequado.

Nenhum comentário ainda