Programa de estágio-visita do Crea-SP faz sucesso entre universitários
Publicado em 28 de março de 2023Iniciativa foi lançada neste mês e já soma mais de 130 inscrições
Os primeiros selecionados para o Por dentro do Crea-SP, programa de estágio-visita do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), tiveram uma semana de atividades de imersão na capital paulista. O grupo contou com cerca de 30 universitários dos cursos da área tecnológica entre mais de 130 inscritos interessados em participar da ação. Em quatro dias, eles conheceram a estrutura da autarquia responsável por fiscalizar o exercício profissional de um contingente formado por 350 mil profissionais e 95 mil empresas das modalidades de Engenharia, Agronomia e Geociências.
“Nós temos muita esperança no presente e no futuro das profissões e o nosso objetivo é fazer com que os estudantes estejam mais próximos e integrados ao Sistema Confea/Crea”, destacou o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese. “Acreditamos que esse acesso ao Conselho inspira novas lideranças e nos ajuda a buscar melhorias para eles. Isso, com certeza, teria feito diferença na minha formação, por exemplo”, concluiu.
Dia 1
O contato inicial serviu para apresentar as áreas internas do Crea-SP e serviços prestados pelo Conselho para os engenheiros, agrônomos, geocientistas e tecnólogos registrados, além da própria sociedade. Mãe e filha, Dilene Vrech de Souza, de 53 anos, e Nathalia Evelin Vrech de Souza, 25, cursam Engenharia Civil em Votuporanga e encontraram no programa a oportunidade de conhecer a fundo a classe a qual logo pertencerão. “As conversas de mãe e filha normalmente são sobre a família e outras coisas, mas, no nosso caso, falamos sobre Engenharia”, comentou Nathalia em entrevista ao portal do Crea-SP.
Dia 2
Com direito a capacetes, crachás e andar nos veículos da fiscalização, o segundo dia dos estudantes passou por palestras com orientações técnicas e uma operação fiscalizatória em obras e postos de combustíveis. Isso porque todo e qualquer serviço da área tecnológica exige que tanto o profissional apontado como responsável técnico quanto a empresa prestadora sejam registrados no Conselho e apresentem uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
A superintendente de Fiscalização do Crea-SP, Eng. Maria Edith dos Santos, ressaltou que os ensinamentos serão levados como um legado. “Além de conhecer a função da fiscalização e a importância de coibir o exercício ilegal, mostramos que nosso trabalho é também para proteger a sociedade”. Saiba mais aqui.
Dias 3 e 4
O treinamento sobre o plenário dividiu os alunos em grupos de acordo com as oito Câmaras Especializadas para simular a tramitação de processos em ambiente eletrônico. “O processo começa na fiscalização. A fiscalização verifica se houve infração à legislação profissional e, se constatada a irregularidade, abre um processo para que a Câmara daquela modalidade e a Comissão de Ética possam apurar esse trabalho e investigar o caso”, detalhou o coordenador da Comissão de Ética Profissional do Crea-SP, Eng. Agr. Marcos Antonio de Carvalho Lima.
Foi assim que os estudantes relataram e votaram processos-testes com apoio dos coordenadores e membros titulares das Câmaras. “Isso gera em nós a vontade de estar no lugar dos conselheiros também”, contou Izabela Carolina da Silva Benedito, graduanda do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Lins (Unilins). Depois, para encerrar a programação, eles acompanharam a sessão plenária do mês de março do Conselho entre os 250 conselheiros.
Agora, o Por dentro do Crea-SP passa por uma nova seletiva para a segunda rodada do programa. Este ano, deverão acontecer outras duas edições. O regulamento com mais detalhes está disponível aqui.
Sobre o Crea-SP – Instalada há 88 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 350 mil profissionais registrados e 95 mil empresas registradas.