Home » Programa impulsiona jovens talentos da música em 2024

Programa impulsiona jovens talentos da música em 2024

Publicado em 8 de maio de 2024

 

 

Iniciativa que promove formação musical e oferta premiações tem inscrições prorrogadas até 10 de maio

O CAEB (Centro Ambiental Artístico e Cultural Edoardo Bonetti), de São José dos Campos, interior de São Paulo, está selecionando alunos para integrar o programa artístico pedagógico em música clássica e popular. O projeto “Jovens Músicos, Novos Talentos” está em sua terceira edição e oferta até 90 vagas. As inscrições em três categorias foram prorrogadas até 10 de maio e basta que os candidatos acessem os editais de interesse, em conformidade com as faixas etárias. Podem participar residentes no Vale do Paraíba, litoral e região metropolitana de São Paulo.

“Seguir o talento e os sonhos é um grande desafio, ainda mais quando se trata de crianças e jovens que despertam para as artes. Neste caminho, ter apoio, uma orientação sólida e infraestrutura acolhedora é o melhor que poderia ser oferecido para o desenvolvimento desses novos artistas”, diz a coordenadora geral do projeto, doutora em música, Raquel Aranha.

Na prática

As inscrições devem ser feitas no formulário eletrônico disponível nas redes sociais do Caeb (www.instagram.com/caebsjc) , respeitando o limite de 17 horas da sexta-feira, 10 de maio, e os resultados serão publicados até 13 de maio nos mesmos canais. As aulas e atividades ocorrerão na sede do Caeb, no bairro Torrão de Ouro, em São José dos Campos, e na escola parceira do projeto, Blue Note, entre maio e outubro, com pausa para férias em Julho.

“Estamos oferecendo oportunidades para crianças e jovens participarem de atividades gratuitas orientadas por excelentes profissionais. As atividades incluem o Coral infantojuvenil, a Camerata, aulas de Música de Câmara, e aulas de diversos instrumentos e de teoria”, resume Raquel, que assina a coordenação geral junto à Direção artístico-pedagógica de William Coelho, a orientação pedagógica em Música de Câmara de Olga Lazareva e a condução do Coral infanto-juvenil por Rodrigo Lopes.

Premiação

Além da formação, o projeto também prevê premiações em dinheiro, de até

R$ 1.500. Na edição de 2023 foram selecionados 10 jovens atuantes em instrumentos de cordas friccionadas (violino, viola), percussão (marimba, bateria, piano), sopros (saxofone, flauta-transversal, trombone, flauta-doce, trompete e clarinete), cordas dedilhadas (harpa, violão), e canto. “Elegemos cinco jovens na categoria prêmio, e outros cinco em menção honrosa, escolhidos dentro de uma grande diversidade de talentos”, completa a coordenação.

Serviço |EDITAIS PARA SELEÇÃO – 2024

Edital 001 – Camerata e Aulas de Música de Câmara

Faixa etária: de 12 a 38 anos

Inscrições: Link

Camerata com Maestro William Coelho

Público alvo: jovens em diferentes estágios de proficiência no seu instrumento (sopros, cordas friccionadas, cordas dedilhadas e percussão)

Aulas de Música de Câmara com a Pianista Olga Lazareva

Público alvo: jovens em estágio intermediário e avançado de proficiência no seu instrumento (sopros, cordas friccionadas, canto e cordas dedilhadas).

Edital 002 – Coral infantojuvenil

Com Maestro Rodrigo Lopes

Faixa etária: 12 a 17 anos

Inscrições: Link

Edital 003 – Aulas de instrumento e teoria musical

Com escola de música Blue Note

Inscrições: Link

Faixa etária: 12 a 17 anos

As vagas oferecidas são: 1 (uma) de bateria (a partir de 10 anos), 1 (uma) de canto (a partir de 10 anos), 1 (uma) de violino (a partir de 6 anos), 2 (duas) de piano clássico (a partir de 6 anos), 1 (uma) de teclado popular (a partir de 6 anos), 3 (três) de cordas dedilhadas (violão ou guitarra ou contrabaixo elétrico ou ukulele, todos a partir de 8 anos), 1 (uma) de sopro (flauta-doce ou flauta transversal ou clarinete ou saxofone, todos a partir de 8 anos), 1 (uma) de violoncelo (a partir de 10 anos), e aula de teoria musical.

Sobre o Caeb – Localizado em São José dos Campos, interior de São Paulo, o Centro Ambiental Edoardo Bonetti (Caeb) foi fundado em 2017 pelo casal Ema Ely Salomão e Edoardo Bonetti, e figura como um núcleo de divulgação de cultura e conhecimento nas áreas socioambiental e artístico-cultural. Com mais de 40.000m2, o complexo conta com diversos projetos, dentre eles a Embaixada da Natureza, a Trilha Ecológica, o Meliponário, a Horta PANC, a Identificação de Aves, pesquisas sobre o reino fungi, sistemas agroflorestais para o bioma Cerrado/Mata Atlântica e cursos de gastronomia para alimentação saudável, além de programação que envolve música e artes, concertos, masterclass, palestras e Residência Artística a área cultural, coordenada pela Musicista e Doutora em Música Raquel Aranha.

Nenhum comentário ainda