Home » Realização de procedimentos estéticos antes dos 30 é tendência para tratar pele, rosto e cabelo

Realização de procedimentos estéticos antes dos 30 é tendência para tratar pele, rosto e cabelo

Publicado em 11 de maio de 2022

 

 

 

Pacientes cada vez mais jovens estão buscando o consultório médico para realizar tratamentos para as mais diversas finalidades, incluindo prevenção dos sinais do envelhecimento, intervenções cirúrgicas como a rinoplastia e combate a alterações como cicatrizes de acne e queda capilar.
Procedimentos estéticos

 Engana-se quem ainda acredita que a realização de procedimentos estéticos está reservada apenas para os mais velhos, que já apresentam sinais da idade avançados. Cada vez mais, os jovens, entre 20 e 30 anos, estão visitando clínicas estéticas e consultórios médicos em busca de procedimentos, principalmente devido a uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço conhecida como prejuvenescimento (prevenção + rejuvenescimento). “Podemos ver que a ciência dos cosméticos está passando agora por uma transformação, com uma nova tendência de produtos antirrugas elaborados para a pele jovem, de até 30 anos, quando a maioria dos sinais ainda é imperceptível. E isso também acontece dentro das clínicas, sendo cada vez mais comum ver jovens dessa faixa etária interessados em realizar procedimentos estéticos, como preenchimentos ou tratamentos com toxina botulínica”, explica o Dr. Paolo Rubez, cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. E não para por aí, pois, além da questão da prevenção, os jovens também têm buscado o tratamento de alterações que podem causar grande desconforto estético, como as cicatrizes de acne e a queda capilar. Para entender melhor esse cenário, consultamos um time de especialistas que apontaram os tratamentos mais procurados por pacientes com menos de 30 anos. Confira:

Toxina botulínica para prevenção e tratamento das primeiras rugas

Um dos procedimentos mais populares entre todas as faixas etárias, a toxina botulínica também ganha a atenção dos jovens por sua capacidade de tratar e prevenir as primeiras rugas. “A geração das selfies é extremamente obcecada por uma foto perfeita e a pele impecável é uma ambição. Por isso, uma das tendências buscadas, principalmente por jovens de 20 a 30 anos, é a aplicação preventiva da toxina botulínica. O conceito da aplicação antecipada da toxina botulínica consiste em tratar os músculos faciais que você usa com mais frequência de forma a evitar a formação de rugas”, explica a Dra. Beatriz Lassance, cirurgiã plástica membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. A Toxina Botulínica Tipo A é um neuromodulador que funciona como um “relaxante muscular seletivo” para reduzir as rugas dinâmicas do movimento. “Essa substância paralisa temporariamente os músculos. A prevenção do aparecimento das rugas, com o uso da toxina botulínica, é mais indicada quando o paciente possui pele clara, fina, expressões faciais muito fortes e faz ‘careta’ involuntária o tempo inteiro, por exemplo. São situações em que notamos nesse paciente uma característica ou tendência de que apresentará ou já tem linhas finas ou rídulas [primeiros sinais de envelhecimento na pele]”, explica a médica.

Total Remake para cicatrizes de acne

A acne é um problema que atinge a grande maioria dos jovens. E, ao contrário do que muitos pensam, a acne também pode conferir um aspecto envelhecido ao rosto, mesmo quando não há nenhuma espinha no rosto. “Isso porque, após o tratamento, a acne pode deixar cicatrizes e manchas que prejudicam muito a textura da pele. Mas os lasers são excelentes opções para tratar esses problemas, apresentando, inclusive, um bom efeito terapêutico para rejuvenescimento”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Um excelente exemplo é o laser Total Remake, que reduz a aparência das cicatrizes de acne enquanto melhora a textura da pele, os poros abertos e as linhas finas. “Este laser tem afinidade pela água, sendo interessante para tratamentos onde a produção de colágeno é desejada. Esse é um tratamento não ablativo, ou seja, não faz furinhos na pele, mas age na derme promovendo coagulação, o que estimula colágeno”, explica a dermatologista Dra. Daniella Curi. “Apesar de não lesionar a camada superficial, o tratamento não é indolor, mas o uso de anestésico tópico ou resfriador externo auxiliam bastante no manejo dessa sensação. No geral, são indicadas de três a cinco sessões, com intervalo mensal entre elas”, afirma.

Collagen Neck Sculpt para rejuvenescimento do pescoço

Os médicos também têm notado um aumento na busca por procedimentos capazes de rejuvenescer o pescoço entre pacientes mais jovens devido a fatores como o maior uso de celulares durante a pandemia. E as opções buscadas para o rejuvenescimento do pescoço são variadas, incluindo desde injetáveis até cirurgias. Mas os protocolos, que combinam várias tecnologias em um único procedimento, têm ganhado destaque. É o caso do Collagen Neck Sculpt, que combina a aplicação de bioestimulador de colágeno com ultrassom microfocado, sendo ideal para tratar a flacidez do pescoço. “Nesse protocolo, tanto o bioestimulador quanto o ultrassom agem estimulando a produção de novas fibras de colágeno para devolver sustentação, elasticidade e firmeza. Então, há um super estímulo da produção de colágeno que é perfeito para combater a flacidez no pescoço, além de também melhorar as rugas e o contorno da região”, destaca a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Brow Lift para levantar as sobrancelhas

Cirurgiões plásticos também estão notando pacientes cada vez mais jovens, por volta dos 20/30 anos, que chegam ao consultório médico procurando pelo famoso Brow Lift, o lifting cirúrgico das sobrancelhas. E isso mesmo quando não apresentam sinais da idade na região ou queda significativa das sobrancelhas. De acordo com o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, o maior uso de máscaras, que destacam o terço superior da face, e a realização do procedimento por celebridades e influencers idolatrados por essa geração mais nova, como as modelos Bella Hadid e Kylie Jenner, são fatores que contribuíram para esse aumento. “O Brow Lift é realizado através de pequenas incisões feitas no couro cabeludo, sob o efeito de anestesia geral combinada com a local, que permitem a passagem dos instrumentos e acesso a região frontal. Dessa forma, conseguimos tratar toda a musculatura e pele da região da testa para reposicionar a sobrancelha e reduzir os sinais da idade. O processo dura cerca de uma a duas horas”, explica o cirurgião.

MMP Capilar para tratamento da queda dos fios

Segundo a Sociedade Brasileira do Cabelo, aproximadamente 25% dos jovens entre 20 e 25 anos apresentam algum grau de calvície, um dos tipos mais comuns de queda capilar. Não é à toa então que procedimentos como o MMP Capilar, considerado o tratamento padrão-ouro para esses casos, tem ganhado cada vez mais destaque entre os jovens. “Indicado para o tratamento de afinamento capilar, eflúvio telógeno e alopecia areata e androgenética, além de também colaborar para o crescimento e fortalecimento dos fios, o MMP capilar consiste em um aparelho com microagulhas imersas em medicamentos que realizam pequenos furos de profundidade controlada no couro cabeludo para tornar a absorção dos ativos utilizados mais rápida, precisa e uniforme”, afirma o dermatologista Dr. Daniel Cassiano, da clínica GRU e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Além dos ativos, as agulhas em si também auxiliam no tratamento da queda capilar, pois as microlesões provocadas no couro cabeludo promovem a liberação de substâncias responsáveis por ativar a multiplicação de células, o que resulta em mais células sendo produzidas no bulbo capilar, tornando assim os fios mais grossos e favorecendo seu nascimento e crescimento”, completa o especialista.

Rinoplastia preservadora para alterar o nariz

Os jovens são os principais impactados pelas mídias sociais, ficando assim ainda mais conscientes de sua aparência, fator que, segundo o Dr. Paolo Rubez, tem aumentado a busca por rinoplastia entre esse público. “Com as mídias digitais e as selfies, os jovens estão o tempo todo se avaliando e procurando ‘defeitos’, em sua aparência, que possam melhorar. Eles querem se tornar mais bonitos para ficarem melhor nas fotos e postarem em suas mídias. O impacto mais direto disso é o aumento da procura por rinoplastia, pois o nariz é a estrutura que mais ‘sofre’ com os ângulos das fotos”, diz o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez. Outro motivo que fez com que mais jovens buscassem pela rinoplastia é o avanço nas técnicas cirúrgicas, que já possibilitam um tratamento menos traumático e com recuperação mais rápida, como é o caso da rinoplastia ultrassônica. “A rinoplastia ultrassônica, por exemplo, trata a parte óssea do nariz através de um aparelho que, por meio de vibrações, permite ao cirurgião realizar a fratura nasal necessária para o procedimento de forma menos traumática, resultando em menos inchaço, sangramento e hematoma no período pós-operatório, o que faz com que o processo de recuperação do procedimento seja mais rápido e tranquilo”, completa o Dr. Paolo Rubez.

Hydrafacial para melhora global da pele

Quem ainda apresenta os primeiros sinais de envelhecimento ou, apesar de ainda não sofrer com rugas e flacidez, deseja uma pele mais viçosa e saudável, pode apostar no HydraFacial, uma experiência única de hidrodermoabrasão capaz de conferir a melhor pele da sua vida. Baseado no conceito de Beauty Health, que consiste em melhorar a aparência da pele ao mesmo tempo em que promove manutenção da saúde do tecido cutâneo, o HydraFacial conta com a exclusiva e patenteada tecnologia Vortex-Fusion®️, que gera um efeito de vórtice para expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto confere hidratação. A experiência-base, em 3 etapas, é extremamente personalizável para atender às necessidades específicas de cada pele, com esfoliação, extração (com hidratação) e aplicação de antioxidantes, mas pode ser complementada com boosters, peels, LED’s, perks e terapia linfática para personalizar ainda mais a experiência. Dessa forma, o HydraFacial promove melhora instantânea da qualidade da pele, com uniformização do tom e da textura e aumento da firmeza, viço e brilho da pele. Podendo ser realizado tanto na face, quanto no corpo, o HydraFacial ainda prepara o tecido cutâneo para procedimentos estéticos e cirurgias plásticas posteriores, assim potencializando resultados. Completamente indolor, o HydraFacial confere resultados em apenas uma sessão, que pode ser repetida mensalmente para manutenção dos resultados. A experiência é indicada para todos os tipos de pele, inclusive peles secas e sensíveis, e possui procedimentos rápidos, que duram de 30 a 60 minutos e não tem downtime, assim possibilitando uma experiência exclusiva sem atrapalhar a rotina.

FONTES:

*DR. ABDO SALOMÃO JR: Doutor em Dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo). É sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Membro da American Academy of Dermatology (AAD), Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia e do Colégio Ibero Latino Americano de Dermatologia. Professor universitário, Dr. Abdo Salomão Jr. ministra aulas nos principais congressos nacionais da especialidade. Além disso, já deu aulas na Austrália, Itália e Coréia do Sul. É uma referência em conhecimento de lasers e tecnologias para fins dermatológicos e estéticos. Diretor da Clínica Dermatológica Abdo Salomão Junior.

*DR. DANIEL CASSIANO: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Cofundador da clínica GRU Saúde, o Dr. Daniel Cassiano é formado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Doutor em medicina translacional também pela UNIFESP. Professor de Dermatologia do curso de medicina da Universidade São Camilo, o Dr. Daniel possui amplo conhecimento científico, atuando nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiátrica.

*HYDRAFACIAL: Sediada nos Estados Unidos com atuação em 87 países ao redor do mundo, HydraFacial é uma marca de equipamentos estéticos presente no mercado internacional há 24 anos. Recém-chegada ao Brasil, HydraFacial tem por objetivo entregar soluções de cuidados com a pele para todos, sendo precursora em um conceito de tratamento, totalmente indolor, que consiste não somente em tornar a pele mais bonita, mas também mais saudável. A marca trouxe com exclusividade ao Brasil a tecnologia HydraFacial, que permite a hiperpersonalização de todo o tratamento para atender às necessidades específicas de cada pele, com resultados eficazes.

*DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais.

*DRA. BEATRIZ LASSANCE: Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery. Além disso, é membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida. Instagram: @drabeatrizlassance

*DR. PAOLO RUBEZ: Cirurgião plástico formado pela UNIFESP, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS), Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico tem 7 Observerships com o Dr. Bahman Guyuron em Cirurgias Plásticas Faciais, em Cleveland – EUA.. Instagram: @drpaolorubez

Nenhum comentário ainda