Feedback: erros e acertos!
Publicado em 1 de maio de 2023
Antes de destacar os erros e acertos na realização do feedback na relação entre o líder e a sua equipe, atente-se para os dados das pesquisas abaixo.
Pesquisa de 2014 da Isma Brasil (International Stress Management Association) aponta que 72% das pessoas estão insatisfeitas com o trabalho. A insatisfação em 89% dos casos tem a ver com a falta de reconhecimento, em 78% com excesso de tarefas e em 63% com problemas de relacionamento.
De acordo com uma pesquisa Pebmed, um em cada três trabalhadores brasileiros sofrem com o Burnout (esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional).
Diante disso, se você é Líder, reduza as chances da sua equipe fazer parte dos números negativos acima. Umas das ferramentas úteis e de baixo custo em gestão de pessoas para isso é o feedback.
Porém, antes de falar como fazer um bom feedback, faz-se necessário destacar o que não fazer: cuidado com os extremos “Loveback” (só elogios) e o “Ferroback” (só críticas), visto que nenhum deles contribui para o desenvolvimento dos colaboradores.
10 Dicas para fazer um bom feedback
1) Estude, prepare-se, pratique comunicação assertiva e não violenta, além de utilizar um ambiente favorável para este momento. Lembre-se de elogiar em público e corrigir em particular!
2) Inicie a conversa de maneira empática e motivadora. Utilize alguma estratégia “quebra gelo” para deixar o clima da conversa mais leve.
3) Seja profissional, sua fala deve ser baseada em fatos, resultados e indicadores concretos.
4) Permita o alinhamento das expectativas entre as partes.
5) Auxilie a determinar aquilo que é foco e urgente de forma clara, muitas vezes algumas entregas estão em atraso por falta deste alinhamento.
6) Fique atento e aja de forma proativa para evitar fofocas e ruídos na comunicação. O simples fato de não se comunicar com a equipe já pode causar este problema.
7) Seja agregador e construtivo, tendo sempre como objetivo valorizar os pontos fortes, evoluções e conquistas do colaborador, além de elaborar um plano de ação conjunto para a melhoria contínua daquilo que for necessário.
8) O líder deve ser um mentor e facilitador no processo de desenvolvimento profissional da sua equipe, isto ajudará a sua equipe ser mais independente.
9) Para captar as reações do colaborador na conversa, é necessário ser um excelente ouvinte e observador (afinal o corpo também fala).
10) Faça feedback com frequência, tendo como objetivo fazer uma gestão humanizada, com foco na parceria, sinergia e trabalho em equipe. Os resultados serão consequência.
Ficou claro para você a importância sobre o feedback, porém está pensando “não tenho tempo para aplicá-lo corretamente”. Sinto lhe dizer que na verdade falta-lhe prioridades, então descubra como melhorar a sua gestão do tempo.