Setur-SP lança dois guias e assina acordos com parceiros em feira de turismo
Publicado em 5 de abril de 2023
Foram sete protocolos de intenção pelo litoral norte, uma nova plataforma de informações online com informações do turismo paulista e publicações temáticas dos destinos na WTM
O secretário Roberto de Lucena, de Turismo e Viagens de SP, esteve nesta terça-feira, 4, na WTM, para uma força tarefa em prol da recuperação do litoral norte do estado. Ele assinou protocolos de intenção com cinco organizações do setor e duas operadoras de turismo com o objetivo de unir esforços pela retomada econômica da região. No estande da Setur, ele também lançou uma plataforma online de informações do turismo paulista que integra programas e ações da Secretaria, além de um guia de rotas turísticas e guias temáticos.
Os sete protocolos de intenção foram firmados com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional), a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SP), a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), a Resorts Brasil e as operadoras Befly e Orinter Tour & Travel. Eles trazem ações de venda de produtos e promoção dos destinos do litoral norte.
A proposta é ativar a economia dos cinco municípios e estimular a ocupação dos destinos na baixa temporada. Entre as ações, constam treinamentos de agentes de viagem e gestores do setor, campanhas promocionais e ações com a imprensa. “O turismo é um setor solidário e muito engajado. Sabemos que, unidos, podemos ampliar a repercussão das nossas ações e minimizar os efeitos da tragédia”, afirma o secretário Roberto de Lucena.
Na ocasião, o secretário também lançou um hub online de informações segmentado por público-alvo: gestores públicos e privados, investidores, empreendedores, profissionais do turismo e visitantes, conectando os usuários às informações que desejam. A plataforma eletrônica (www.turismo.sp.gov.br) integra em um único lugar programas e ações da Setur, como o programa SP pra Todos, o calendário de eventos, os guias de rotas turísticas e gastronômicas, o programa Parques de SP, o fórum de empregabilidade, entre outros.
Diante da imprensa, parceiros e convidados, o secretário também apresentou o guia digital (https://www.turismo.sp.gov.br/publicacoes-de-guias) de rotas turísticas do estado de São Paulo, que reúne informações de praias, cavernas, rios, cachoeiras, sítios históricos, destinos religiosos, museus, entre outros, das 45 regiões turísticas, disponíveis em português, inglês e espanhol. Também lançou os guias temáticos, que permitem conhecer o turismo de SP de acordo com áreas de interesse: ecoturismo, artesanato, compras e vida silvestre.