Síndrome da “Bela Adormecida”
Publicado em 9 de novembro de 2017
Li, alguns anos atrás, uma reportagem que capturou a minha atenção. Era a respeito de uma jovem britânica de 20 anos que sofria de Síndrome de Kleine-Levin (SKL), também conhecida como a “síndrome da Bela Adormecida”. Nos momentos de surto, que podem durar semanas, ela se mantinha acordada por apenas algumas horas por dia chegando ao extremo de dormir 22h em um dia. Essa síndrome raríssima afeta aproximadamente 1000 pessoas ao redor do mundo. Além desse desequilíbrio quanto ao sono, a síndrome também afeta o comportamento levando o paciente a agir de maneira infantil e comendo compulsivamente. A jovem disse que viver com a síndrome é um fardo: “Não é nada bonito, não é nada romântico, é horrível. Quero ser produtiva para a sociedade”.
Enquanto lia a reportagem um pensamento começou a tomar conta de mim: algumas pessoas estão sofrendo da síndrome da “Bela Adormecida” espiritual! E, infelizmente, o número de “pacientes” é muito maior do que o de SKL. Os afetados por essa “síndrome” apenas sobrevivem, não chegando a desfrutar da vida plena prometida por Jesus Cristo em João 10.10. Eles estão em um estado de dormência e isso afeta diretamente o seu comportamento e as pessoas ao seu redor. Vivem em função de si mesmos, mas sentem-se frustrados e desanimados pela falta de propósito e relevância. Alguns até receberam Jesus Cristo como salvador, mas estão estagnados em sua espiritualidade.
O primeiro passo para vencer essa síndrome é encarar a situação em que se encontra: “Não é nada bonito, não é nada romântico, é horrível. Quero ter um relacionamento intenso com Deus através de Jesus Cristo”. É necessário reconhecer o estado de dormência e render-se a Deus. Tomar a decisão de dar um basta nessa situação. Desejar mudança e fazer tudo o que estiver ao seu alcance para reverter esse quadro. Buscar a Deus intensamente crendo que Ele promoverá uma mudança radical em sua vida. Crescer em intimidade com o seu Criador.
Outro passo importante é descobrir a sua FORMA, ou seja, quais são os seus dons espirituais, paixões do coração, experiências boas e difíceis que você viveu, habilidades naturais e personalidade. Tendo isso bem claro você poderá assumir o seu propósito onde poderá desenvolver plenamente a sua missão na terra.
Mais dois passos importantes: esteja disponível para atender às necessidades que Deus lhe mostrar e envolva-se em uma igreja, onde você poderá crescer nos relacionamentos e na sua espiritualidade, além de servir junto com esse grupo.
Vença a síndrome da “Bela Adormecida espiritual” tendo sempre em mente o que o profeta Jeremias escreveu a respeito dos sonhos de Deus para você: “‘Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro’” (Jr 29.11).
Yan David de Jesus Lima
Igreja da Cidade em Jacareí