Skin Quality corporal: 5 procedimentos que realmente funcionam para tratar de gordura às varizes
Publicado em 24 de novembro de 2021
A proximidade do verão aumenta a busca por tratamentos corporais e, nesse sentido, ouvimos especialistas sobre o que é realmente interessante para deixar o corpo em forma e no mais alto patamar de qualidade
Corpo
O verão está chegando e essa proximidade nos faz lembrar do chamado “projeto verão” para exibir a melhor versão do próprio corpo – o que aumenta a demanda em academias de musculação e em salas médicas para procedimentos estéticos. Para deixar a pele corporal no mais alto padrão de qualidade, as tecnologias podem ajudar a potencializar os ganhos da musculação, atividades físicas e dieta. Confira abaixo o que há de novo:
Diminuição de gordura: Para tratar gordura localizada e melhorar o contorno corporal, uma opção efetiva é a criolipólise do CoolSculpting. “As pessoas têm procurado por procedimentos menos invasivos que não necessitem de repouso para poderem retomar suas atividades. E a criolipólise é um deles, já que o paciente pode voltar imediatamente às atividades de rotina”, explica o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. A tecnologia é baseada na ação do frio. “O congelamento das células gordurosas, que são muito mais sensíveis às baixas temperaturas do que os tecidos ao redor e as camadas da pele subjacentes, promove essa redução de medidas e melhora do contorno corporal. Após a sessão, que dura em média uma hora, o processo fisiológico de perda ocorre naturalmente pela eliminação progressiva das células de gordura que sofreram apoptose, ou seja, autodestruição por terem sido submetidas ao congelamento focado e controlado pela tecnologia utilizada no aparelho, porém sem causar queimaduras, úlceras ou danos ao tecido cutâneo da região tratada”, explica o médico. Os resultados, que costumam ter uma redução de até 25% da camada de gordura da região tratada, são alcançados em até dois meses. Já com relação ao culote, ele corresponde à gordura localizada que se instala na área lateral das coxas. “Há uma predisposição genética, além da influência hormonal e da alimentação, para o acúmulo de gordura nessa região, que não sai facilmente mesmo com dieta e exercícios”, diz a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O procedimento ideal para tratar o problema é o Cool Smooth. “Esse aplicador da criolipólise é desenhado para a região dos culotes, e se encaixa anatomicamente na área para reduzir a gordura localizada. A ponteira utiliza o sistema da criolipólise, com resfriamento de gordura com consequente morte celular, para que depois ela seja eliminada do corpo via sistema linfático. O tratamento resfria uniformemente, mesmo nessa região cheia de curvas. Além do design específico, o tratamento é diferenciado das outras áreas do corpo: ele funciona por contato, e não por sucção, sendo mais confortável. A duração de cada aplicação é de 45 minutos para cada lado”, afirma a médica.
Fim da celulite e flacidez corporal: Segundo o dermatologista Dr. Abdo Salomão, o padrão ouro para tratar essa alteração é o Ultraction 3D, que trata a celulite, a gordura e a superfície da pele, pois é possível ajustar exatamente a profundidade onde o aparelho vai agir e o tamanho do dano térmico lateral. “Com isso nós modulamos o tanto de contração de músculo e pele que a gente vai ter e o quanto o aparelho consegue destruir a gordura e os septos fibrosos da celulite. Então é um novo ultrassom micro e macrofocado com recursos tridimensionais. O equipamento, que é o único no mercado com tecnologia 3D, age tonificando o músculo, promovendo a quebra e o endurecimento da gordura localizada no local e ainda regenerando e aumentando a produção das fibras de colágeno e elastina responsáveis pela sustentação da pele. Dessa forma, o procedimento promove melhora global da celulite”, destaca o médico. Segundo o Dr. Abdo, apenas três sessões com intervalos mensais entre elas são suficientes para promover o tratamento completo da região, com resultados já visíveis logo após a primeira sessão.
Pernas malhadas: Contribuindo para o enrijecimento e fortalecimento muscular, o T Sculptor utiliza da tecnologia HIFEM (High-Intensity Focused Electromagnetic), o que permite ao paciente fazer um treino muito mais forte e pesado do que ele conseguiria na academia. “A tecnologia não invasiva, ao entrar em contato com a pele, gera um campo eletromagnético focado de alta intensidade capaz de estimular o músculo por meio de contrações contínuas e intensas. São realizadas até 36 mil contrações em cada sessão de 30 minutos, proporcionando assim hipertrofia muscular com consequente aumento do volume da musculatura, redução de gordura devido a ampliação do gasto calórico e, dependendo do protocolo realizado, até mesmo aumento da força muscular”, explica o Dr. Abdo Salomão. De forma geral, os estudos mostram 19% de redução de gordura e 16% de aumento de massa magra com o tratamento.
Extermínio das varizes: O procedimento Clacs, técnica idealizada pelo Professor Doutor Kasuo Miyake, utiliza laser não-invasivo e injeções de glicose, para aumentar eficácia do tratamento contra as varizes e reduzir os efeitos colaterais. “Com o método combinado, o laser pode ser aplicado com energia mais baixa (o que diminui a dor no tratamento) emitindo pulsos de luz que penetram no corpo do paciente e são absorvidos pelo sangue – agindo nas varizes sem causar dano à pele”, explica a Dra. Aline Lamaita, cirurgiã vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Logo em seguida, a glicose é aplicada nos mesmos locais onde foi realizado o laser, potencializando seu efeito e secando as varizes. Sendo assim, o método inovador reduz a quantidade de sessões. “Outros tratamentos também podem ser indicados, dependendo do grau das varizes”, acrescenta. “Em apenas três sessões, é possível notar uma melhora significativa, de 70%”, comenta a médica.
Pele sem pelos: Pacientes que buscam depilação definitiva ganham, agora, um novo aliado com o lançamento do Exímio Epilator. O laser utiliza o sistema de depilação a laser de diodo de 810nm, o padrão ouro na depilação a laser, para garantir tratamentos rápidos, seguros e eficientes para todos os fototipos, em peles claras, escuras e bronzeadas. “Esse é um equipamento único que tem requintes tecnológicos nunca vistos antes. Esses requintes fazem com que o diodo, que sempre foi o tratamento de maior qualidade (padrão ouro para depilação) seja melhor tolerado. Esse tipo de laser sempre foi capaz de depilar em poucas sessões, só que antes ele era muito dolorido, o que afastava alguns pacientes que viam resultado, mas sentiam muita dor. Hoje, é possível manter a mesma performance do laser de diodo que se tinha antes com uma dor muito menor”, explica o dermatologista Dr. Abdo. A dor é menor porque Exímio Epilator conta com um exclusivo sistema de resfriamento (Exímio Cooling): “Ele ‘congela’ a superfície da pele com uma ponteira enorme que fica bastante tempo em contato. Esse laser é utilizado para todos os fototipos, em pelo grosso ou fino, claros (não brancos) e a dor é muito menor do que o que tínhamos antes”, acrescenta o médico. No geral, são feitas de quatro a seis sessões.
Suplementação
Além de realizar os procedimentos, uma boa dica para potencializar os resultados é investir na suplementação. A nutricionista Luisa Wolpe Simas, consultora de nutrição integrada da Biotec Dermocosméticos, destaca que os suplementos podem ajudar após a realização de procedimentos para perda de gordura, por exemplo. “Os procedimentos estéticos que visam redução da gordura corporal têm como mecanismo de ação a ruptura da membrana plasmática da célula levando a apoptose (morte) celular. Nos procedimentos de criolipólise, ultrassom focado, intradermoterapia, os ativos Modulip e Slim Green Coffee ajudam ao processo de lipólise nas outras células de gordura do tecido subcutâneo, melhorando o contorno corporal. O primeiro tem ação no controle da secreção do cortisol em períodos de estresse, diminuindo o acúmulo de gordura localizada na região abdominal, enquanto Slim Green Coffee melhora a sensação de saciedade”, afirma a consultora da Biotec Dermocosméticos. Os resultados já aparecem nos primeiros 30 dias de consumo e indicamos de três a seis meses de uso para uma melhor eficácia do tratamento. “Para combate à celulite, é possível destacar ativos como o FC Oral, que possui ação anti-inflamatória para melhora da celulite, e o Bio-Arct, que atua no combate ao processo diminuição da oxigenação tecidual causado pela celulite, pois promove a vasodilatação e melhora a oxigenação dos tecidos para reduzir o aspecto de casca de laranja. O Glycoxil é outro ativo capaz de atuar no tratamento da celulite, já que combate o acúmulo de gordura dentro das células causado pelo consumo excessivo de alimentos ricos em carboidratos refinados”, aconselha a especialista.
Lembre-se: consulte sempre um médico para a realização do procedimento mais indicado para sua alteração estética.
FONTES:
*DRA. ALINE LAMAITA: Cirurgiã vascular, Dra. Aline Lamaita é membro da diretoria (comissão de marketing) da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, do American College of Phlebology, e do American College of Lifestyle Medicine, a médica é formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2000) e hoje dedica a maior parte do seu tempo à Flebologia (estudo das veias). Curso de Lifestyle Medicine pela Universidade de Harvard (2018). A médica possui título de especialista em Cirurgia Vascular pela Associação Médica Brasileira / Conselho Federal de Medicina. RQE 26557
*DR. ABDO SALOMÃO JR: Doutor em Dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo). É sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Membro da American Academy of Dermatology (AAD), Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia e do Colégio Ibero Latino Americano de Dermatologia. Professor universitário, Dr. Abdo Salomão Jr. ministra aulas nos principais congressos nacionais da especialidade. Além disso, já deu aulas na Austrália, Itália e Coréia do Sul. É uma referência em conhecimento de lasers e tecnologias para fins dermatológicos e estéticos. Diretor da Clínica Dermatológica Abdo Salomão Junior.
*DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais.
*DR. PAOLO RUBEZ: Cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico é especialista em Cirurgia de Enxaqueca pela Case Western University, com o Dr Bahman Guyuron (em Cleveland – EUA) e em Rinoplastia Estética e Reparadora, pela mesma Universidade, e pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP.
*LUISA WOLPE SIMAS: nutricionista e consultora de nutrição integrada da Biotec Dermocosméticos