“Sopa de letrinhas partidária. ”
Publicado em 28 de março de 2016O sistema de representação brasileiro se dá através do sistema pluripartidário e atualmente temos em nosso país 35 registrados no TSE e por assim dizer aptos a lançarem candidatos, e são eles:
PMDB, PTB, PDT, PT, DEM, PCdoB, PSB, PSDB, PTC, PSC, PMN, PRP, PPS, PV, PTdoB, PP, PSTU, PCB, PRTB, PHS, PSDC, PCO, PTN, PSL, PRB, PSOL, PR, PSD, PPL, PEN, PROS, SD, NOVO, REDE, PMB.
Será realmente que existe todo esse pluralismo de pensamentos políticos em nossa sociedade, que por assim dizer, precisa ter todos esses partidos para os acolherem?
Está certo que a diversidade de pensamentos converge para uma melhor democracia, mas já reparou que todos os seus respectivos candidatos tentam personificar como sendo “O seu Partido” o mais democrata, o paltado na ordem constitucional, o maior defensor das minorias e dos direitos humanos, e diante dos holofotes das campanhas eleitorais ostentam uma imagem nobre que vai contra todos os demais?
Pois bem, acredito que estão tentando nos enganar com toda essa demagogia, que fica mais evidente quando o mesmo não encontra espaço e/ou aconchego em seu partido e de uma hora para a outra parte para o partido mais próximo, seja esse, por interesses políticos partidário, financeiro ou pior, quando este partido de maneira sorrateira é tomado de assalto e por razões escusas dada a outrem fazendo com que todos que ali estavam pulem fora do barco por não concordar com o “novo líder”, indo assim para um que os acolha e lhe de a oportunidade de continuar com seus planos políticos, seja esse plano de uma real representação e busca de melhoria em nossa sociedade ou simplesmente de “poder pelo poder” para a cidade.
Jacareí tem vivido muito dessa política tenebrosa nesses dias, onde vemos pessoas com raízes e identidade solida num partido e de uma hora para outra sendo praticamente expulso deste, e outros partidos sendo tomado de assalto e servindo de receptáculo para acolher aqueles quem se envergonham de tremular suas bandeiras vermelhas, mas que no final estão ali não por terem mudado suas ideologias partidárias, mas servindo como “plano B” para seu grupo se perpetuar no poder.
O Partido é feito e tem a cara, perfil e caráter de quem faz parte dele, se as pessoas que estão nele forem de boa índole e de bom caráter esse partido será bom, independe da sigla que os acolhe, agora se as pessoas que ali estiverem não tem essas qualidades, independente de qual sigla esteja aquele partido se tornará mal.
Espero que as pessoas de bem, independente de seu orgulho, vontades e anseios pessoais, pensem mais na cidade e assim se aglutinem para que sejam eles essa opção de mudança real para nossa Jacareí.
Texto: Alexsandro Quadros da Rocha, 32 anos é formado em Administração e, atualmente, atua como diretor técnico no Arquivo Público do Estado de São Paulo.
Filiado ao PSDB desde 2008, resolveu participar das atividades políticas por acreditar que ‘só existe real mudança, quando nos dispomos a ser a mudança que tanto esperamos nos outros ’. “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons”, ressalta ao citar a frase de Martin Luther King.