SUPERANDO O LUTO
Publicado em 11 de novembro de 2018
O luto é uma reação à uma impactante perda em nossa vida. Ao contrário do que muitos podem pensar, o luto não está relacionado apenas à morte mas a qualquer situação de rompimento como por exemplo uma perda de oportunidade, experiências que não voltam mais, grandes mudanças, fins de relacionamentos, mudanças de emprego, etc.
Cada pessoa apresenta uma reação diante de uma situação de luto. Algumas pessoas se calam e se afastam, enquanto outras se tornam ativas, querem falar, chorar abertamente, estar acompanhadas.
A princípio uma perda pode trazer consequências desagradáveis para o cotidiano como a falta de sono, alterações no apetite, aumento da agressividade, entre outros comportamentos.
Existem dores e sofrimentos de perdas mais ou menos intensos. A morte é considerada uma perda que envolve grande sofrimento, ainda mais se tratando de pessoas próximas. Quanto mais próximo afetivamente formos da pessoa que morreu, maior o luto.
Quando perdemos alguém seja por morte ou separação nosso medo de sentir e aceitar a situação nos leva a um caminho de desesperança e tristeza, que pode tomar conta da nossa rotina. Precisamos viver esse luto.
Passamos por fases durante a vivência de um luto até que possamos chegar ao seu estado final de aceitação. O tempo de início e a duração de cada fase pode variar de acordo a estrutura emocional de cada indivíduo:
Para compreender e superar o luto é preciso abraçar a dor, senti-la e, finalmente, aceitá-la para seguir em frente.
Podemos concluir que não existe um remédio milagroso para lidar com as perdas em nossas vidas, a única solução é enfrentá-la e aos poucos construir uma nova história, sem culpa ou remorsos.
A vida precisa continuar, busque retomar atividades que lhe proporcionam prazer, encontre pessoas que lhe fazem sentir bem, converse sobre seus sentimentos com alguém de confiança e “bola pra frente”!
Psicóloga Gabriela Marini
12 99621-1558