Home » TAXA DE SUICÍDIO REGISTRA AUMENTO DE 6% AO ANO ENTRE JOVENS Uso em excesso das tecnologias, principalmente das redes sociais, podem ser uma das causas

TAXA DE SUICÍDIO REGISTRA AUMENTO DE 6% AO ANO ENTRE JOVENS Uso em excesso das tecnologias, principalmente das redes sociais, podem ser uma das causas

Publicado em 26 de setembro de 2024

 

 

Entre 2011 e 2022, a taxa de suicídio entre jovens no Brasil cresceu 6% ao ano, e as notificações por autolesões aumentaram 29% ao ano na faixa etária de 10 a 24 anos, de acordo com informações da Fiocruz. Esses dados são alarmantes e ganham destaque durante o setembro amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio

Uma das causas do aumento na depressão é o uso excessivo de tecnologias, especialmente redes sociais. Segundo a psicóloga da Ativia, Nicole Cavalheiro, as telas estão alterando a forma como os jovens interagem e vivem. “A tecnologia pode inibir a interação física e gerar um comodismo, isolando os jovens e promovendo sentimentos de solidão, o que contribui diretamente para o aumento de casos de depressão”, afirma.

Esse isolamento digital, aliado ao estresse e a ansiedade, afeta diretamente o cérebro dos jovens. Do ponto de vista neurocientífico, a psicóloga explica que a depressão causa uma desregulação nos neurotransmissores responsáveis pela comunicação entre os neurônios, como a serotonina e a dopamina, afetando o humor, a energia e o prazer nas atividades cotidianas.

Para identificar os sinais de depressão em jovens pode ser algo desafiador, pois os sintomas muitas vezes se manifestam de forma diferente daqueles observados em adultos. Segundo Nicole Cavalheiro, alterações no humor, no apetite, no sono e na rotina são indicativos que devem ser observados por pais e educadores. “A escola desempenha um papel fundamental nesse processo, pois é um ambiente onde os jovens passam grande parte do seu tempo”, destaca a especialista.

Além disso, a psicóloga explica que a terapia cognitivo-comportamental tem se mostrada eficaz no tratamento da depressão infantil e adolescente. Nicole Cavalheiro destaca que essa abordagem trabalha para alterar os pensamentos e sentimentos negativos, ajudando o paciente a mudar comportamentos que perpetuam o ciclo depressivo.

ATIVIA SAÚDE

Com corpo clínico formado por profissionais especializados e atualizados, a Ativia é uma empresa conceituada e comprometida com a saúde e o bem-estar de seus clientes. Há mais de 30 anos no mercado, a empresa conta com uma rede de mais de 600 profissionais da saúde, além de mais de 22 hospitais credenciados no Vale do Paraíba e Litoral Norte. Para mais informações, acesse www.ativia.com.br ou entre em contato pelo telefone (12) 3954-3954.

Nenhum comentário ainda