TEMPO DE ESPERANÇA Por, Maxwell Rosa Souza, pastor da Igreja da Cidade em Jacareí.
Publicado em 8 de abril de 2020
Talvez ao ler este título você pense que isso só pode ser uma loucura, uma mentira ou coisa do tipo. Mas não, vamos falar de esperança, afinal é isso que consigo enxergar olhando para estes dias. Fomos impedidos de fazer coisas simples, como ir e vir aos locais que costumávamos. Fomos impedidos de trabalhar, afinal as empresas, o comércio, os shoppings, estão todos fechados. Fomos impedidos de abraçar, de tocar, de demonstrar nossa afeição através de umas das linguagens de amor, que é o toque físico. Fomos impedidos de enviar nossos filhos a escola e agora, nós pais é que somos seus professores de matemática, português, inglês e por aí vai. Enfim, fomos impedidos de muitas coisas. Porém, gostaria de lembrar com você que não fomos impedidos de amar, de ter fé e de sentir a esperança. Esperança que não é um sentimento, mas sim uma pessoa, Jesus!
Nestes dias, tenho pensado muito sobre Noé. A história bíblica, relatada no início do livro de Gênesis, diz sobre um homem que passou a sua vida trabalhando em um projeto que salvaria a sua família de um dilúvio. O projeto parecia uma loucura, afinal, era uma imensa arca, que diante da situação e tempo que Noé vivia, não tinha necessidade alguma de existir. Mas Noé estava construindo algo para o futuro, não era para aquele momento. Quando o dilúvio veio, Noé estava pronto para ele e a bíblia diz que: “As águas prevaleceram, aumentando muito sobre a terra, e a arca flutuava na superfície das águas. ” – Gênesis 7:18. Noé estava sobre as águas. O caos estava sob as águas, porém, acima das águas havia perfeita paz e esperança de que Deus começaria de novo e desta vez tudo muito diferente.
Este é um tempo bem semelhante aos dias de Noé. Havia muito caos naquela época, ao exemplo de hoje e em especial os dias que vivemos, passamos por muito caos, medo, de certa forma parte das pessoas estão até com um certo pânico do que está por vir. Mas eu gostaria te lembrar nestes dias, que em Jesus vamos encontrar em meio este caos, esperança! Deus está permitindo ficarmos dentro de nossas “arcas”. Protegidos, seguros, no melhor ambiente, a nossa casa, com a nossa família. Não é um tempo de caos, é um tempo de compreender algumas coisas que a nossa correria nunca iria nos permitir. É um tempo de parar, intencionalmente (para alguns obrigatoriamente). Com certeza não é um tempo somente para ficar em casa, é um tempo que deve gerar reflexões, entendimentos, maturidade, respostas para as muitas perguntas que surgem dia a dia em nossa mente. É dia de se encontrar com o nosso Criador, de reconciliar o nosso coração com o nosso Salvador, Jesus, somente assim vamos encontrar esperança.
Ao final da história, Noé não tinha total certeza de que as águas haviam baixado completamente. Ele usou da estratégia de enviar uma pomba voar fora da arca. A pomba voou e voltou a arca. Depois a pomba trouxe um pedaço de uma folha, como diz o versículo, “Ao entardecer, quando a pomba voltou, trouxe em seu bico uma folha nova de oliveira. Noé então ficou sabendo que as águas tinham diminuído sobre a terra. “ – Gênesis 8:11. Essa folha de Oliveira falava sobre a esperança, de que as águas estava baixando, ou seja, Noé poderia sair da Arca e voltar a viver normalmente. Noé enviou ainda uma terceira vez a pomba, e desta vez ela não voltou, sendo assim, Noé compreendeu que poderia descer, afinal, as águas haviam baixado completamente.
Queria te dizer que as águas irão baixar, essa estação irá passar, esse vírus irá passar, tudo isso irá passar e logo menos voltaremos a viver normalmente, porém, eu creio que nunca mais como éramos anteriormente. Deus está usando este tempo para nos transformar, para nos mudar, para nos levar a reflexões que estão alterando completamente algumas coisas em nós. Não perca a oportunidade de se tornar alguém melhor nestes dias. A pomba, representa o Espírito Santo, que é o consolador e o enviado de Deus para viver em nós. Permita o Espírito Santo te trazer palavras de esperança, de paz, de equilíbrio, de paz, de tranquilidade. Calma, respire…eu posso te dizer com toda certeza, as águas irão baixar. Fique na arca, não saia de casa, a não ser para as necessidades que a vida te impõe. Daqui a pouco, a pomba te dará boas notícias e você poderá viver normalmente, porém totalmente transformado em uma pessoa muito melhor do que antes deste “dilúvio”. Que Deus o abençoe e te faça prosperar em todos os níveis e áreas da sua vida.
Viveremos o novo! Aleluia!