Home » TI terá papel fundamental na retomada pós-pandemia

TI terá papel fundamental na retomada pós-pandemia

Publicado em 21 de dezembro de 2020

 

 

Ferramentas tecnológicas que mostraram-se eficientes na quarentena deverão continuar em uso, o que exigirá suporte de profissionais qualificados

A pandemia do novo coronavírus provocou mudanças profundas na economia e o setor de tecnologia da informação (TI) foi diretamente afetado, mas de forma positiva. A procura por serviços nessa área disparou. Diante do cenário atual, onde o isolamento social permanece sendo recomendado, o uso das ferramentas digitais tem se mostrado um importante aliado na busca de soluções, como o trabalho remoto, as reuniões por videoconferência, o armazenamento em nuvem, as aulas e eventos on-line, além de outras alternativas que ajudam a minimizar o prejuízo causado pela Covid-19.

Essas iniciativas, até então inéditas ou pouco exploradas, colocam em evidência a importância do trabalho dos profissionais de TI, muitas vezes conhecidos pelo perfil discreto e observações pontuais. “As tecnologias têm se mostrado importantes aliadas na busca por soluções para o mercado e os negócios. O momento atual demanda que as empresas saibam selecionar e fazer bom uso das tecnologias disponíveis. Uma série de medidas precisam ser tomadas por profissionais de TI, como preparar a infraestrutura para novos padrões de tráfego e utilização, uma vez que o acesso remoto deverá seguir aumentando, bem como o uso de ferramentas colaborativas. Além da capacidade de lidar com dados, a cibersegurança também merecerá atenção especial. Empresas digitalmente maduras inovam mais e estarão mais preparadas para sobreviver nesse novo mercado”, diz Ana Cláudia Galhardo Palma, gerente do Senac São José dos Campos.

Ela lembra que, antes da pandemia, a área de tecnologia da informação demandava 70 mil profissionais por ano, embora o Brasil formasse, anualmente, apenas 46 mil pessoas com o perfil necessário para ocupar as vagas disponíveis no setor, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). Na avaliação de Ana Cláudia, mesmo após a pandemia, é bem provável que a demanda por profissionais da área de TI continue elevada, alavancada pela necessidade de implantação e manutenção de redes, sistemas e equipamentos eletrônicos. No entanto, apesar da fartura de oportunidades, é preciso estar qualificado para ter vantagens na disputa pelas vagas. O conhecimento de frameworks (pacote de códigos prontos que podem ser utilizados no desenvolvimento de sites) de mercado, das linguagens de desenvolvimento que mais crescem, além das metodologias mais adotadas pelas empresas é fundamental.

“As empresas aprenderam com a atual crise gerada pela pandemia, e já se adaptaram ou estão se adaptando aos novos formatos de trabalho, relacionamento com clientes, desenvolvimento de produtos, logística e soluções. A IDC Future Scape prevê que 40% do PIB na América Latina esteja digitalizado até 2022, segundo a webinar intitulada Previsões para 2021. A consultoria explica que o cloud computing (tecnologia que permite o uso remoto de recursos da computação por meio da conectividade da Internet) será a chave do desenvolvimento deste setor, bem como as mudanças nas jornadas de trabalho, que tendem a ser híbridas, com parte no escritório, parte em casa. Somado a isso, em 2020 observamos um aumento das vendas digitais de produtos físicos, impulsionadas pela migração para compras on-line. Estima-se que 15 milhões de consumidores tenham feito sua primeira compra on-line em 2020”, comenta.

Com o mundo cada vez mais dependente da tecnologia, profissionais de TI serão fundamentais para apresentar soluções e deixar não apenas as empresas, mas também a sociedade como um todo, melhor preparadas para enfrentar novas crises que poderão surgir no futuro. “O uso de soluções tecnológicas cada vez mais inovadoras só tende a crescer, afinal, o ser humano sempre buscará maneiras de obter soluções práticas para o dia a dia, para melhorar a saúde, a qualidade de vida, o ensino, a segurança, o trabalho, a comunicação e a produtividade. A tecnologia está por toda a parte. Mas ela funciona por meio de pessoas e, por esse motivo, precisamos de profissionais capacitados para desenvolver as diversas soluções possíveis, em diversas áreas”, garante Ana Cláudia.

Vantagem competitiva

Para os jovens interessados em seguir carreira nessa área, o Senac São José dos Campos oferece o Ensino Médio Técnico em Informática. Ao mesmo tempo em que o aluno desenvolve as disciplinas normais do ensino médio, ele aprende uma profissão. No fim de cada ano letivo, o aluno recebe um certificado de qualificação profissional e já tem a possibilidade de atuar no mercado de trabalho. Após o primeiro ano, ele recebe o título de Assistente de Suporte e Manutenção em Computadores. No segundo, é certificado como Assistente de Operação de Redes de Computadores. E, no terceiro ano, recebe o título de Assistente de Desenvolvimento de Aplicativos Computacionais. Ao término do Ensino Médio Técnico em Informática, o aluno estará capacitado para atuar como técnico em informática e, assim, iniciar de imediato sua vida profissional.

Serviço:

Ensino Médio Técnico – Novas Turmas 2021

Matrículas abertas: www.sp.senac.br/ensinomedio

Senac São José dos Campos

Endereço: Rua Saigiro Nakamura, 400 – Vila Industrial – São José dos Campos/SP

Informações: www.sp.senac.br/sjcampos

Facebook: www.facebook.com/senacsjcampos

Instagram: www.instagram.com/senac.sjcampos/

Dezembro/2020

Nenhum comentário ainda