‘Vale a pena amar’: Dudu Azevedo e Isabella Santoni falam à Revista Elite Vale sobre amor e protagonizam O Cravo e a Rosa no Teatro Colinas
Publicado em 23 de novembro de 2024
O clássico “O Cravo e a Rosa” ganhou os palcos do Teatro Colinas, em São José dos Campos, com apresentações que começaram no dia 22 de novembro e continuam nos dias 23 e 24. A adaptação da novela de sucesso para o teatro é protagonizada por Dudu Azevedo e Isabella Santoni, que dão vida a Petruchio e Catarina.
Questionada sobre as semelhanças entre a vida real e a ficção, Isabella Santoni destacou que o trabalho do ator está em buscar pontos de contato com o personagem: “Sempre existem semelhanças entre personagem e ator, e, se não existe, o ator deve procurar o máximo parecido. Eu vejo o trabalho do ator dessa forma: tentar deixar próximo o que aparentemente parece ser diferente”, explicou.
Sobre Catarina, Isabella afirmou: “A Catarina é irritada, agressiva. Eu tenho essa agressividade em mim. Sou taurina e, quando fico sem comer, fico como a Catarina: bato porta, reclamo. Numa camada mais profunda, acho que ela tem um medo de amar muito grande, que é um sentimento que todo mundo tem um pouco. Ao longo dos anos, tenho me aberto para o amor, agora casei. Medo do abandono é algo que a Catarina tem, e acho que eu também tenho”.
Para Dudu Azevedo, o segredo está em humanizar os personagens: “As pessoas se identificam muito com o lado humano que os atores trazem. Quando o diretor procura um ator, ele busca características que deem sentido ao personagem e à história. Para fazer o Petruchio, não daria para ser um homem delicado, nem fisicamente nem na energia. Acho que eu trago essas características. Sou um cara que ama de verdade, profundo. E o Petruchio tem todas essas características. A essência dele transborda pureza”, disse.
Apesar das diferenças, Dudu reforça que os personagens se encontram no amor: “Os personagens são muito distintos, mas se encontram no amor”. Ele também acredita que o Petruchio, nos dias de hoje, admiraria mulheres independentes e fortes.
A montagem também traz reflexões para os relacionamentos atuais. Isabella comentou que a obra resgata temas importantes: “Amar é escolher o parceiro todos os dias, enfrentar os problemas. Os moradores de São José e região podem esperar matar a saudade da novela na peça. Quem é fã da novela vai se identificar, mas também vai se surpreender. Ao mesmo tempo que temos a essência dos personagens e da história, colocamos nossa energia, nossa maneira de contar. É a mesma história, mas não é igual”.
Para Dudu, o teatro é uma experiência inspiradora: “As pessoas que assistem à peça saem com alguns estímulos do teatro, como a complexidade do amor, e que, mesmo sendo complexo, vale a pena amar”.
Isabella também falou sobre os personagens que marcaram sua trajetória. Entre eles, destacou a Karina, de Malhação Sonhos, que tem o mesmo arquétipo de Catarina. “A Malhação Sonhos também foi inspirada na Megera Domada, de Shakespeare. Então, estou tendo a oportunidade de fazer o mesmo arquétipo 10 anos depois, de uma maneira diferente”, explicou. Outra experiência importante foi Viviane, da série Dom, na Prime Video, uma criminosa em uma família de militares, que trouxe grande liberdade criativa.
Dudu, por sua vez, revelou que busca sempre fugir de repetições: “Para atores, é desafiador sair do arquétipo e fazer personagens diferentes”. Ele relembrou o personagem João, do filme Pode Crer, que o marcou profundamente. “Era um jovem músico que perdia o pai e precisava escolher sua profissão. Ele era muito parecido comigo. Minha infância e adolescência foram alimentadas pelo sonho de ser um rock star. O filme marcou o momento em que escolhi mergulhar na profissão de ator”, disse. Outro papel inesquecível foi Jesus, que, até hoje, gera reações emocionadas no público: “As pessoas me param na rua, choram, dão testemunhos. Hoje, me encontrei no teatro”.
Para Isabella, O Cravo e a Rosa representou um reencontro com o teatro: “Essa peça me resgatou para o teatro”. Dudu compartilha o mesmo entusiasmo: “Estamos muito felizes de estar no teatro. É um espaço que nos renova e nos conecta com o público de uma maneira única”.
As apresentações continuam neste fim de semana no Teatro Colinas, prometendo emocionar e divertir o público com a força dos personagens e a história inesquecível.
imagens do instagram @ocravoearosaumespetaculo